terça-feira, 5 de maio de 2009

Porquê o tema "Alterações do Sistema Psiquiátrico" para desenvolvermos um projecto?


No âmbito da disciplina de Área de Projecto do 12º ano de escolaridade, foi-nos proposto que desenvolvesse-mos um projecto ao longo do ano lectivo com um tema à nossa escolha.

Após momentos de grande reflexão, de debate entre os elementos do grupo, de exclusão de temas e, confessamos, também alguns momentos de frustração (devido à incapacidade de decisão) uma de nós sai-se com esta "E falarmos de doenças mentais? Se virem bem hoje em dia é do que há mais!". E foi mesmo este o assunto que decidimos abordar ao longo do ano, sendo então o tema do nosso projecto "Alterações do Sistema Psiquiátrico".

E porquê? Pois bem, quem se lembrou desta temática refere que "se virem bem, hoje em dia é do que há mais!". Pois é, infelizmente na actualidade esse tipo de doenças é bastante frequente, com maior incidência nos países desenvolvidos. Um desse tipo de doenças, a depressão, é mesmo considerada a doença do século!

Bem, isto quase todos nós sabemos mas... causas, sintomas, factores de risco, prevenção...? Pois bem, neste campo o conhecimento é bem mais limitado e foi aí que incidiu o nosso estudo, de modo a ser-nos possível desenvolver este projecto e a dar a conhecer informação que achamos relevante.

Queremos uma sociedade mais informada pois a ignorância é a principal causa do medo e de todas as formas discriminatórias. Sim, as pessoas vítimas de distúrbios mentais ainda são alvo de discriminação e acima de tudo muita incompreensão pela sociedade. Mas, acima de tudo, esses doentes são humanos e necessitam de toda a ajuda e compreensão, de modo a poderem ter alguma estabilidade na sua vida.

Sentimos pois que ao divulgar-mos o nosso projecto podemos ter uma contribuição favorável no sentido da compreensão deste tipo de doenças!

Concluindo, este blog destina-se a dar a conhecer o nosso projecto e, sobretudo, esclarecer todos aqueles que queiram saber um pouco mais sobre as alterações que podem ocorrer ao nível do sistema psiquiátrico.

P.S. Se têm alguma dúvida que gostariam que fosse esclarecida e/ou se têm alguma opinião sobre o blog no geral, agradecemos os vossos comentários e estamos sempre disponíveis a responder-vos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário